Curtas

Notícias do movimento - Novaĵoj pri E-movado
 Nós temos muitas, informe-se mais.




 Maior Dicionário de Esperanto na Internet - La Plej Granda E-Vortaro en la Reto

Tudo certo para a publicação do mais conhecido dicionário de esperanto na internet. Dentro de alguns meses, o Plena Ilustrita Vortaro (PIV), estará disponível para consultas por internautas de todo o mundo. A notícia foi divulgada pelo portal noticioso Libera Folio. A equipe do site Edukado@Interreto anunciou que conseguiu a quantia de 10 mil euros, necessária para a consecução do projeto. Doadores de todo o mundo interessaram-se pela proposta. Os trabalhos já começaram. Segundo o articulista Jevgenij Gaus, os primeiros resultados serão apresentados durante o próximo Congresso Universal de Esperanto, em Copenhague, no final de julho.

Mais de mil inscritos em evento esperantista internacional

Notícias vindas dos Países Baixos dão conta de que 1306 pessoas já se inscreveram no Congresso Universal de Esperanto deste ano. O evento terá lugar em Copenhague, na Dinamarca, entre 23 e 30 de julho. Dados colhidos na última sexta-feira, dia 13, atestam que 67 países se fazem representar. O maior número de inscritos vem da França, somando 165 congressistas. Em seguida aparece a Alemanha, com 131. O Brasil está em oitavo lugar, com 57 adesões.

Internautas planejam o Dia do Esperanto no Twitter
Internautas de todo o mundo planejam o Dia do Esperanto no Twitter. A atividade está marcada para 26 de julho, data do lançamento do primeiro livro de ensino da língua internacional neutra. O objetivo da iniciativa é fazer propaganda do idioma, procurando repetir o sucesso da mesma campanha no Google no ano passado.

Notícias do esperanto são destaque em página espírita
O portal O Consolador apóia a língua internacional. A cada semana é apresentada a coluna Esperanto em destaque. A rubrica, sob a responsabilidade da esperantista Marinei Rezende, da cidade paranaense de Londrina, traz notícias relativas ao movimento em prol do idioma auxiliar neutro no Brasil e no mundo. O informativo está disponível no endereço www.oconsolador.com.br.