Os evangélicos e o Esperanto


Associação de esperantistas cristãos, (principalmente evangélicos) que falam Esperanto. Ela organiza congresso quase todo ano, há alguns anos em comum com a organização co-irmã (IKUE).
     KELI foi fundada em 1911 durante o Congresso Universal de Esperanto em Antuérpia. Nela agrupam-se cristãos de diversas tendências, principalmente das igrejas da Reforma. Seu órgão agora bimestral, "Dia Regno" (Índice 1998 / Índice 1999) (redator), surgiu já mais cedo, em 1908, quando Paul Hübner estava certo, que 5 pessoas pagariam a assinatura. Agora o "Dia Regno" serve como ligação entre membros e interessados em 48 países e de muitas confissões, de adventistas e quacres até luteranos, calvinistas, anglicanos e ortodoxos.
     No começo, era importante a obtenção de literatura básica. Em 1912 apareceu o Novo Testamento e em 1926 a Bíblia com o Velho Testamento traduzido por Zamenhof – não em particular, mas na Sociedade Bíblica Britânica e de outros países. Assim ela é continuamente acessível em livrarias bíblicas através do mundo todo. Edição contendo os livros deuterocanônicos está sendo preparada. Desde 1971 KELI possui hinário oficial "Adoru Kantante" (Adore Cantando) com 262 cantos, a maioria clássicos, de muitos países e língüas, com quatro partes de notas musicais – bonito livro feito profissionalmente. Ultimamente, nas conferências muito se usa a coleção de cantos de aspecto mais modesto, "Terra e Céu Cante" com 161 números, contudo de preferência modernos. Um livro de culto ecumênico, "Adoru"(Adore), contendo textos, preces e hinos surgiu em junho de 2001.
     Após a guerra, KELI começou a organizar congresso anual, elaborado cuidadosamente, com programa de trabalho, estudo, distração, conhecimento sobre o país do congresso, e contatos com as igrejas locais. Mais e mais, por causa do bom contato com a IKUE, a União Católica-romana esperantista, os congressos anuais ocorrem em comum, então ecumenicamente, desde a primeira vez em 1968 em Limburg/Lahn. Eles atraem entre 90 a 200 pessoas, não necessariamente membros da IKUE ou KELI:
     Por ocasião dos congressos universais, IKUE e KELI esforçam-se em oferecer serviços religiosos, se possível ecumenicamente. Freqüentemente eles estão entre os itens do programa mais visitados na semana do congresso.
     Keli, de início, sustentou a atividade para cegos do holandês Jacques Tuinder, conhecida sob a sigla "Agado E 3", ou agora E-vid-ente. Atualmente a ajuda concentra-se na Albânia, mas não esquece outros focos de miséria gerados pela impossibilidade da visão.
     A tarefa da KELI aponta duas direções: informar sobre o Esperanto às igrejas ou aos grupos cristãos, e informar sobre o cristianismo no meio esperantista.
     A Secretária da KELI é a Sra. Els van Dijk-Kuperus, Koningsmantel 4, NL -2403 HZ Alphen a/d Rijn (tel. +31 1720-20222). Desde 2000, o presidente da KELI é Jacques Tuinder, Henegouwenlaan 35, NL-1966 RH Heemskerk, Holanda (tel. +31-(0)2510-31941).