São Paulo: Capital do Esperanto / San Paŭlo: Esperanta Ĉefurbo

De 09 a 14 de julho de 2011 São Paulo será a Capital do Esperanto, quando será realizado um tríplice congresso reunindo o 8º Congresso Pan-Americano (TAKE), o 46º Congresso Brasileiro (BKE) e o 31º Congresso da Juventude Esperantista Brasileira (BEJK). 

Durante 6 dias, a Faculdade Santa Marcelina (FASM) em Perdizes, sediará o evento que reunirá falantes da língua internacional vindos das Américas (Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Peru, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai) e também visitantes da Europa (Portugal, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Hungria, Polônia e Rússia). Os congressos de Esperanto são os únicos eventos internacionais sem intérpretes ou aparelhos para tradução. Todas as palestras são ministradas na língua internacional. 
A programação que consta de palestras diversas, cursos básicos e de conversação, jogos, apresentações artísticas, exames em vários níveis, além de um festival internacional de cinema esperantista, está sendo organizada pela Associação Paulista de Esperanto com o apoio da Liga Brasileira e do Comitê  Esperanto nas Américas
Mais informações (em Esperanto) sobre o evento em: Kongreso2011